O Movimento Pra Cuidar da Profissão nasceu em 1996. Desde então, vem formulando propostas e desenvolvendo ações nas entidades da Psicologia, para a ampliação e qualificação de sua presença na sociedade.
A nossa profissão, regulamentada pela Lei 4119/62, tem apenas 50 anos. Quando de sua regulamentação, éramos poucas(os) psicóloga(os), com pequena participação no mercado de trabalho. Hoje, a Psicologia conta com mais de 218 mil profissionais cadastradas(os). Desse total, mais de 50 mil atuam nas políticas públicas, grande parte no Sistema Único de Saúde e no Sistema Único de Assistência Social, mas também nos Sistemas de Justiça, Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, Sistema de Justiça e Segurança Pública, dentre outros.
Os desafios atuais são muitos. Ampliar a presença e participação da Psicologia na sociedade, de forma qualificada, exige a conquista de reconhecimento. Para isso, é preciso protagonizar posicionamentos e ações na defesa de direitos, qualificar e ampliar a produção de referências para o exercício profissional, intensificar a presença das psicólogas(os) em políticas públicas universais, lutar por condições de trabalho que garantam o exercício profissional em condições dignas e apropriadas aos serviços prestados, enfrentar as necessidades de transformação e avanço da Psicologia para responder às necessidades da sociedade em que vivemos, na direção da conquista da igualdade e da democracia.
A organização é uma necessidade para construir nosso futuro, em busca de qualidade profissional e de legitimação. Cuidar da profissão significa a produção de um discurso coletivo, o que implica trabalhar institucionalmente a pluralidade da Psicologia. Os Conselhos são órgãos de orientação, fiscalização e regulamentação da profissão. Nessa tarefa, é preciso acolher, escutar e trazer a categoria para debater e construir a Psicologia que queremos. Esse é o método que nos orienta: a produção democrática das posições, das referências, das diretrizes. Construir com a base, chamando para os debates, para os encontros, para os eventos, para a escuta. Isso é Cuidar da Profissão!
