CRP 06/15063, Psicóloga formada pela PUC-Campinas (1981). Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutorado pela Universidade de Aveiro e Livre-docente em Psicologia Educacional pela mesma Unicamp. Bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Esteve como Visiting Scholar por 3 meses na University of East Anglia, em Norwich, Reino Unido, a convite do Professor John Elliott, para estudar o método denominado “Lesson Study”. Atualmente é Professora Associada (MS 5) do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.
Foi docente na PUC-Campinas de 1988 a 2001, sempre ministrando disciplinas relacionadas à área de Educação, tanto na Graduação como na Pós, do Curso de Psicologia. Concluiu seu Mestrado em Educação, em 1989, pela Faculdade de Educação da Unicamp, pesquisando o que as mães pensavam a respeito de um Serviço de Saúde Escolar realizado por uma equipe interdisciplinar (psicólogos, médicos pediatras, fonoaudiólogos, auxiliares de saúde) da qual era Coordenadora, no município de Itu-SP. Terminou seu Doutorado pela mesma instituição, em 1997, estudando o pensamento de uma professora alfabetizadora a respeito de sua sala de aula, culminando na publicação do livro Com a palavra, a professora: suas crenças, suas ações, pela Editora Alínea, em 1998.
Desde janeiro de 2000 é docente da Faculdade de Educação da Unicamp, Departamento de Psicologia Educacional, tendo sido integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Psicologia e Educação Superior (PES) e, atualmente é membro oficial do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC) e docente convidada do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM). A partir de janeiro de 2001, teve seu contrato de trabalho alterado para Regime de Dedicação Exclusiva (40 horas semanais- RDIDP), o que a levou a deixar a docência na PUC-Campinas. Realizou estágio pós-doutoral pelo Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro (Portugal) entre os anos de 2006 e 2007. Por indicação de seus pares na Unicamp, assumiu o cargo de Coordenadora Associada dos Cursos de Licenciatura, na Universidade, cuja gestão foi de junho de 2001 a junho de 2003. Foi, também eleita como Coordenadora da Comissão da Biblioteca da Faculdade de Educação para o biênio 2004 a 2006. No início de 2003, iniciou um estudo que culminou em sua Tese de Livre-Docência com uma pesquisa-intervenção junto a uma escola pública municipal de Campinas (2003-2008). Este projeto denominado Escola Singular: ações plurais foi apoiado pela FAPESP no período entre 2004 e 2008, na rubrica Melhoria do Ensino Público, do qual era a Coordenadora Responsável.
