top of page

O aprimoramento do exercício profissional realiza-se no cotidiano do trabalho, nas trocas entre profissionais, na atenção aos princípios éticos e referências construídas pela categoria, consensuadas nos CNPs e formalizadas pelo Sistema Conselhos.

 

Mas esse aprimoramento não pode prescindir do diálogo com a formação, com aqueles que trabalham nos Cursos de Graduação em Psicologia e com os que atuam na formação continuada. Por isso, ele exige ações articuladas do Conselho com a ABEP (Associação Brasileira de Ensino de Psicologia) e com o FENPB (Fórum das Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira).


As demandas da realidade atual, a diversidade das experiências humanas e os campos cada vez mais ampliados de atuação da Psicologia devem constituir-se como temáticas e aportes qualificados da formação. Do mesmo modo, os aprofundamentos teóricos, a pesquisa, as experiências emergentes, são referências para a organização e aperfeiçoamento da profissão.


A parceria entre a ABEP e o CRP tem promovido a organização de espaços de diálogo e articulação entre coordenadores de Curso, docentes, profissionais e estudantes, na promoção de reflexões acerca de questões caras à profissão e à formação. A gestão do Cuidar apoia e incentiva a consolidação desses espaços.


É princípio do Cuidar e tarefa importante para a gestão do CRP-SP a superação da dicotomia formação – profissão, a construção cooperativa de referências que orientem as instituições e os profissionais da formação, de forma articulada com a ABEP.


Acreditamos que a formação de qualidade implica não apenas o aprofundamento teórico, a promoção da atitude investigativa, a construção da autoria; pressupõe também a capacidade de análise crítica da realidade social, a defesa de uma postura de respeito às diferenças e combate aos preconceitos, a compreensão das relações entre os princípios que regem a profissão e as vicissitudes do mundo do trabalho. A formação é um momento privilegiado de ampliação da compreensão das(os) futuras(os) psicólogas(os) sobre a imbricada teia ciência – profissão -trabalho.


Para além de sua função reguladora e fiscalizadora das experiências pré-profissionais, é nosso compromisso a aproximação qualificada e respeitosa com os espaços de formação, na produção de consensos e princípios que elevem os padrões de qualidade da profissão e promovam o compromisso ético e político com a construção do bem comum.


A Psicologia deve CUIDAR disso!

Os Conselhos Profissionais e o Cuidado com a Formação em Psicologia

bottom of page