Todas as propostas para o sistema de saúde brasileiro devem considerar a diversidade da estrutura social, cultural, econômica e política da população brasileira e as dimensões continentais do Brasil, caso contrário apresenta uma visão simplista da realidade. Qualquer projeto que não contemple a dimensão multiprofissional terá impacto negativo sobre a rede de saúde e no exercício profissional de todas as profissões da área da saúde.
O projeto político do movimento Pra Cuidar da Profissão reafirma, para além do seu compromisso na luta pela manutenção dos vetos ao Ato Médico, seu compromisso com a saúde pública brasileira. Sendo guiado pelos princípios constitucionais do direito universal à saúde, da equidade e da integralidade. Princípios de natureza ética e moral, que colocam acima de interesses particulares a necessidade da construção de um pacto social.
A garantia de saúde para a população brasileira passa pelo financiamento adequado e carreira para as equipes multiprofissionais, além da melhoria da gestão.
A presidente vetou importantes artigos, todavia se o Congresso não acatar os vetos, este PL trará impactos graves do ponto de vista dos avanços do SUS (Sistema Único de Saúde), com importantes consequências para o nosso exercício profissional e das demais profissões da área da Saúde, e em especial à população, usuária dos serviços de saúde. A luta contra o Ato Médico é, ainda, a luta pelo respeito ao direito dos usuários do Sistema de Saúde, valorizando o seu protagonismo social e da comunidades na escolha de profissionais e formas de cuidado.
Assim convidamos a todas(os) a continuar na luta pelos vetos ao Ato Médico e contra todas as ações corporativas contrárias aos interesses da população brasileira e à implantação de um efetivo regime de seguridade social.
Pelo cuidado integral e trabalho em equipes multiprofissionais na promoção, prevenção e proteção à saúde!
Pelo respeito à Reforma Sanitária, às deliberações das Conferências Nacionais de Saúde, à Reforma Psiquiátrica e à Luta Antimanicomial!
Vamos nos Manifestar aos Deputados (as) e Senadores (as) pela manutenção dos Vetos!
Acesse:
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoListaSignatarios.aspx?page=1&sr=1&pi=P2013N42534
ou
http://site.cfp.org.br/manifesto-pela-manutencao-dos-vetos-do-pl-do-ato-medico/